Voce compra ac o es a que prec o? Seu colega de trabalho disse que esta barato? Seu vizinho esta comprando? Um desconhecido lhe deu uma dica? Nas lojas, nos supermercados ou nas escolas, todos sa o racionais em suas compras. Ha um para metro de valor e sabe-se sempre o que esta caro ou barato. Ja na bolsa de valores, por incrí vel que parec a, compram- se ac õ es sem saber seu valor. Por que pagar R$10, R$20 ou R$30 em uma determinada ac a o? Como saber se esta cara ou barata? Neste livro, Jose Kobori apresenta os me todos ba sicos utilizados pela ana lise fundamentalista. O valor de uma empresa esta na sua capacidade de gerar lucros futuros. De nada vale um ativo que na o gera receitas, ou que gera receitas, mas administra mal suas despesas. Encontrar o valor das empresas fara com que suas compras sejam conscientes e seus investimentos tenham uma probabilidade maior de retornos consistentes. Este livro na o busca fazer comparac o es acade micas de modelos de avaliac a o, abordagens ou se aprofundar em teorias. O objetivo e trazer, de forma simples e dida tica, os conceitos de financ as. Na o e um livro para especialistas, mas um livro dedicado aos iniciantes, com conceitos financeiros abrangentes e uma linguagem simples e direta, permitindo uma leitura dina mica e um aprendizado ra pido das ferramentas utilizadas pelo mercado. Administração Se seu vizinho, cunhado ou amigo lhe disser que acabou de comprar uma ac a o de determinada empresa por R$10, e você perguntar por que ele pagou esse valor, existe uma enorme probabilidade de ele: Olhar para você com cara de paisagem. Fingir que na o entendeu a pergunta. Alegar que comprou porque algue m disse que subirá. Afirmar que foi barato, sem saber explicar o porque . Dizer que na o sabe. Todas as anteriores. Todos os dias, milhares de participantes negociam ac o es na bolsa de valores sem qualquer crite rio de avaliac a o. Compram e vendem com base em simples apostas sobre o que acham que acontecerá. Uma noti cia ruim fara o mercado cair? Uma noti cia boa elevara o valor das ac o es? E muito comum, apo s uma divulgac a o de lucros extraordina rios, ver as ac o es da empresa cai rem ou, apo s uma divulgac a o de prejui zos, as ac o es subirem. Por que isso acontece? Tudo depende da expectativa criada pela empresa no mercado. Se era a de lucrar R$1 bilha o e lucra R$900 milho es, mesmo sendo um bom lucro, na o era o esperado e suas ac o es tendera o a cair. Neste livro, Jose Kobori ensina os conceitos ba sicos de avaliac a o de empresas para que o leitor constate que o valor de uma ac a o nada mais e do que os lucros que a empresa provavelmente produzira no futuro. Ao concluir a leitura, você tera confianc a para investir em ac o es e tornar-se so cio dos melhores nego cios do mercado, com seguranc a e rentabilidade.