Este livro procura contribuir para a psicologia e a educação matemática a partir da demonstração de três hipóteses centrais à compreensão do raciocínio e da aprendizagem. A primeira delas refere-se à participação dos instrumentos culturais no raciocínio matemático. Verificou-se que os alunos que participaram desses estudos eram mais competentes no cálculo oral do que no cálculo escrito. A segunda hipótese remete à tensão entre diversidade cultural e universalidade da Matemática, demonstrando-se que os princípios lógicos utilizados na Matemática oral e na Matemática escrita são os mesmos. A terceira hipótese refere-se à origem do raciocínio matemático. Em todos os estudos, os participantes revelam que seu raciocínio tem origem em suas atividades, as quais organizam o uso que fazem dos sistemas de numeração e da aritmética. Esta edição inclui uma introdução com reflexões de Terezinha Nunes sobre a influência desses estudos em suas investigações. Gênero: Educação - Pedagogia Editora: Cortez Autor: Terezinha Nunes ISBN: 8524918018 Ano: 2011 Edição: 16ª Número de páginas: 208 Acabamento: Brochura Formato (LxA): 16 x 23 cm