Neste livro, a acadêmica Rebecca Giblin e o escritor e ativista Cory Doctorow sustentam que estamos em uma nova era que denominam capitalismo anticompetição , na qual empresas abusivas criam barreiras intransponíveis à concorrência, permitindolhes reter o valor que deveria ir para outros por direito. Todos os trabalhadores saem enfraquecidos nesse processo, mas o problema se mostra ainda mais evidente na situação dos trabalhadores do setor de criação. Os gargalos anticompetitivos estão por toda parte: no uso que a Amazon faz do gerenciamento de direitos digitais para mudar radicalmente a economia da publicação de livros; no desvio de receitas de anúncios da área de mídia de notícias pelo Google e pelo Facebook; e também na prática de contratos excessivamente longos pelas três maiores gravadoras musicais para aumentar suas próprias margens à custa dos artistas. Giblin e Doctorow mostram com clareza como as poderosas corporações constroem o que denominam flywheels anticoncorrenciais , projetados para reter usuários e fornecedores, tornar os mercados hostis a novos participantes e, assim, forçar trabalhadores e fornecedores a aceitar preços extremamente baixos.